A PETROBRÁS DEVERIA DIVERSIFICAR NESSA DIREÇÃO Isto é, do uso do hidrocarbonetos e do carbono para fazer novos materiais e super materiais na indústria petroquímica, ao invés de ficar insistindo somente na indústria da energia ou, pior, dos combustíveis fósseis! A indústria de materiais é o futuro para as empresas de petróleo não morrerem com o fim da necessidade dos combustíveis fósseis! Sobre as patentes, o que me assusta é que parece que o governo tem financiado, e muito caro, pesquisas de alto nível para no final serem registradas as patentes no nome de indivíduos e startups privadas! Daí pra tecnologia sair do país e termos que comprar depois será um pulo!
Месяц назад+371
Como químico que trabalha com este material, acho interessante colocar alguns pontos aqui. 1) O grafeno é instável. Apesar de ter excelentes usos e aplicações, o seu maior problema é a sua facilidade em oxidar, formando o óxido de grafeno (OG ou GO). Como o nome sugere, os átomos mais externos acabam sendo oxidados, gerando grupos C=O na estrutura, que o transformam em, basicamente, isolante elétrico. 2) O grafeno é insolúvel em água. Isso acontece pois não há como formar ligações de hidrogênio com o material. Logo, grande parte das sínteses químicas acabam partindo do óxido de grafeno (pelo método de Hummers-Offeman, transformando a grafite em OG), justamente pela sua solubilidade. 3) Sintetizar grafeno a partir do óxido de grafeno demanda de reagentes fortemente redutores. Isso significa que as substâncias utilizadas para sintetizar o material devem ser de excelente qualidade, encarecendo o seu preço. Entretanto, existem pesquisas aqui no Brasil que utilizam de técnicas eletroquímicas que sintetizam o grafeno a partir de materiais de descarte. 4) Sabendo disso, pesquisas na área de sensores eletroquímicos atuais então optando pelo uso de óxido de grafeno reduzido (rOG ou rGO). A diferença dele para o grafeno é que ainda há grupos oxidados, só que em menor quantidade, gerando uma certa estabilidade e a possibilidade de solubilizá-lo em água, aumentando a condutividade elétrica. Além disso, o uso de agentes redutores se torna mais amplo, inclusive com pesquisas utilizando plantas para isso. Para concluir: a pesquisa ainda existe, os resultados devem ser confrontados e com certeza o número de dispositivos e materiais baseados em grafeno será gigante em pouco tempo.
O Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno da Universidade Federal de Minas Gerais (CTNano/UFMG), localizado no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), é dedicado ao desenvolvimento de produtos e processos inovadores por meio da nanotecnologia. Uma das áreas de pesquisa é o grafeno e suas diversas aplicações. Um exemplo de sua pesquisa e uso prático do grafeno é na mineração, onde ele é incorporado às chapas de desgaste dos chutes de descarga, reduzindo a adesão à água e aumentando sua durabilidade e resistência. A ciência e o conhecimento são áreas que sempre valem o investimento. Lá também tem o CTVacinas, que desenvolveu a primeira vacina inteiramente brasileira, a SpiN-Tec, uma vacina contra a covid-19.
Caso nunca ouviram falar disso, no fim da década de 60, na de 70 e na de 80, ocorreram estudos para minimizar a espessura do diamante que se fosse aplicado por exemplo, em lentes de óculos, telescópios e outras superfícies metálicas, plásticas etc. Evitaria riscos ou comprometimento de aparelhos de precisão. A última vez que li sobre esses estudos foi em 1991. Alguém conhece algo sobre isso? Lembrando que o diamante é carbono puro cristalizado.
As indústrias aplicam filmes finos de diamante utilizando principalmente a técnica de Deposição Química de Vapor (CVD). Aqui está um resumo de como isso funciona e onde é aplicado: ### **Processo de Deposição Química de Vapor (CVD)** 1. **Preparação da Superfície**: A superfície do material a ser revestido é limpa e preparada para garantir uma boa adesão do filme de diamante. 2. **Introdução de Gases**: Gases contendo carbono, como metano, são introduzidos em uma câmara de reação. 3. **Energia**: A energia (geralmente na forma de calor ou plasma) é aplicada para decompor os gases, liberando átomos de carbono. 4. **Crescimento do Diamante**: Os átomos de carbono se depositam na superfície preparada, formando uma camada de diamante cristalino. ### **Aplicações Industriais** - **Óptica**: Revestimento de lentes de óculos e telescópios para aumentar a resistência a riscos e melhorar a durabilidade. - **Eletrônica**: Utilizado em semicondutores e dispositivos eletrônicos para dissipação de calor e proteção contra desgaste. - **Ferramentas de Corte**: Ferramentas de corte revestidas com diamante para aumentar a vida útil e a eficiência no corte de materiais duros. - **Medicina**: Instrumentos médicos revestidos com diamante para maior durabilidade e resistência à corrosão. Essas aplicações aproveitam a dureza e a resistência do diamante para melhorar a performance e a longevidade dos produtos. Se precisar de mais detalhes sobre alguma aplicação específica, estou aqui para ajudar!
ideia burra kkkk com certeza abandonaram na maioria das areas. as lentes de safira dos celulares resolvem boa parte disso, ai voce pode revestir com uma fina camada de grafeno e seus derivados. sou biquimico e trabalho com revestimentos.
@@IntegrandoConhecimento A PETROBRÁS DEVERIA DIVERSIFICAR NESSA DIREÇÃO Isto é, do uso do hidrocarbonetos e do carbono para fazer novos materiais e super materiais na indústria petroquímica, ao invés de ficar insistindo somente na indústria da energia ou, pior, dos combustíveis fósseis! A indústria de materiais é o futuro para as empresas de petróleo não morrerem com o fim da necessidade dos combustíveis fósseis! Sobre as patentes, o que me assusta é que parece que o governo tem financiado, e muito caro, pesquisas de alto nível para no final serem registradas as patentes no nome de indivíduos e startups privadas! Daí pra tecnologia sair do país e termos que comprar depois será um pulo!
Que vídeo excelente! E segue com a qualidsde característica do canal. Um vídeo como esse demanda muitas e muitas horas de pesquisa e coleta de infos e imagens que, depois, precisam ser editadas junto com o texto brilhantemente composto e apresentado com rapidez, objetividade e simplicidade. E fica acessível para a compreensão de leigos, o que imagino ser o objetivo do canal. Muito obrigado e parabéns pelo excelente trabalho de divulgação científica tão bem elaborado. Abçs.
Adorei o vídeo, porque apesar de ser uma pessoa com inteligência razoável e uma considerável quantidade de conhecimento, precisei assistir 3 vezes, e fazer uma série de perguntas na internet, para entender tudo que foi mostrado. É sensacional encontrar vídeos provocativos como este!
@luizgarcialuizgarcia3386 Se a Michelly montasse uma fábrica só para isso igual Musk fez com os motores de foguete, dava para vende pelo dobro e lucrar, que o quilo de grafite e baratin.
Ele ser mais forte que o aço não o torna automaticamente bom para esse uso, tem que ser avaliado como seria usado e se traria benefícios reais, além do provável aumento do custo.
Agradeço por fazer esse vídeo, agora eu tenho mais conteúdo de grafeno para assistir no mês, já tava ficando repetitivo eu assistir 4 vezes por mês aquele seu vídeo antigo falando do potencial do grafeno, afinal um excelente vídeo
Obrigado pelo vídeo, agregou bastante, lembro que lia bastante coisas no LinkedIn e como sou da área de pesquisa, era muita gente falando dele que seria revolucionário, mas como vimos tem gente preocupado com outras coisas e utilizando o que tem.. que é barato e fácil de fazer, ai dificulta a fabricação dele por causa de investimento e de interesse, mas uma hora vão ter.
Canal apareceu do nada como sugestão para mim. Gostei bastante do vídeo, especialmente pq usa dados científicos e compartilha as referências... Parabéns e sucesso para o canal...
óxido de [...] é basicamente a ligação de átomos de oxigênio(O) com as moléculas de [...]. A partir disso, vários fatores dirão quais serão as propriedades desse material, no caso do ferro, o óxido de ferro, mais conhecido como ferrugem, faz com que ele perca uma parte da sua resistência.
Um exemplo real que usa grafeno é o Fone da QCY HT05 tem Driver dinâmico com composição de grafeno. Podem confirmar minha fala no site oficial da qcy, pequei essa informação lá.
A PETROBRÁS DEVERIA DIVERSIFICAR NESSA DIREÇÃO Isto é, do uso do hidrocarbonetos e do carbono para fazer novos materiais e super materiais na indústria petroquímica, ao invés de ficar insistindo somente na indústria da energia ou, pior, dos combustíveis fósseis! A indústria de materiais é o futuro para as empresas de petróleo não morrerem com o fim da necessidade dos combustíveis fósseis! Sobre as patentes, o que me assusta é que parece que o governo tem financiado, e muito caro, pesquisas de alto nível para no final serem registradas as patentes no nome de indivíduos e startups privadas! Daí pra tecnologia sair do país e termos que comprar depois será um pulo!
É, não sabia que grafeno era tão simples assim, com apenas um problema técnico de produção, mas isso vai ser resolvido nos próximos anos. A Verdade é simples. É harmônica. É compreensível. Olha a água! Simples, porém complexo. É a eterna Dualidade. Certamente o granfeno vai vingar e tudo no futuro vai ser de grafeno. Muito melhor, mais barato e menos danoso. Você fez a boa aí no vídeo, meu amigo. Muitíssimo obrigado.
Esqueceu de falar sobre o estudo da Random usando grafeno, eles tem um laboratório exclusivo apenas para estudos do material para projetos que eles ainda não revelaram para não perderem vantagens competitivas, estão investindo pesado nisso
Que nos sirva de lição. Olhando agora com mais calma, aquela calma que só o desespero é capaz de trazer, não há mesmo como alguém que fala absurdos como "não sei nada desse bicho de inteligência artificial" ser fã de desenvolvimento tecnológico.
@@ppn2024 agora? Cara, era só estudar o passado do cara. Desde 2008 envolvidos com maiores escândalos do país. Não saber nada de inteligência artificial não é nada perto do que ele já fez e faz.
O grafeno já era usado em super computadores em 2011. O professor de química estava falando sobre o material e disse que já era usado em computadores, eu questionei e ele respondeu que não era o tipo de computador que eu estava pensando.
Grafeno já está até nas pistolas da Taurus, estão tbm desenvolvendo capacetes e coletes balísticos. Mas e o tão falado Nióbio brasileiro? Ninguém sabe, ninguém viu😅
O nióbio é extraído por uma empresa de propriedade do Itaú, porém não é interessante ser algo popularizado para que o povo veja que está sendo roubado. A produção vai para fora do país para as grandes potências vendido por um preço ridículo.
A CBMM extrai cerca de 80% da produção mundial! Alegam que se aumentar o preço as superpotências irão procurar outros mercados, porém a outra opção não daria conta da demanda mundial.
Outra questão, a família dona do Itaú mora na Europa e não tem a mínima identificação como cidadãos brasileiros, pelo contrário, bancam políticos e políticas que atrasam o país.
@@johanac4780O Brasil precisa mudar a sua matriz energética para a fissão nuclear, alterar regulações e reduzir burocracia para poder se reindustrializar e manter pelo menos parte do nióbio aqui, em cadeia produtiva própria. Será que isso é tão difícil assim?
Já faz mais de 10 anos que eu escuto essa história de que grafeno é o material do futuro, até hoje não chegaram nem perto de alcançar metade do que prometeram
Sim, nos estamos como na década de 1920 em relação ao plástico, que só se popularizou na segunda metade do século mesmo tendo sido descoberto na década de 1900, hoje um século depois o plástico já é produzido em larga escala e já é usado em tantas coisas que se tornou um grande problema. E certamente será assim também com o grafeno não sei se ele pode se tornar um problema no século 22 mas aí já é coisa do futuro.
Vídeo sobre a invenção do plástico: ruclips.net/video/QGlfO8GVok4/видео.html
A PETROBRÁS DEVERIA DIVERSIFICAR NESSA DIREÇÃO
Isto é, do uso do hidrocarbonetos e do carbono para fazer novos materiais e super materiais na indústria petroquímica, ao invés de ficar insistindo somente na indústria da energia ou, pior, dos combustíveis fósseis! A indústria de materiais é o futuro para as empresas de petróleo não morrerem com o fim da necessidade dos combustíveis fósseis!
Sobre as patentes, o que me assusta é que parece que o governo tem financiado, e muito caro, pesquisas de alto nível para no final serem registradas as patentes no nome de indivíduos e startups privadas! Daí pra tecnologia sair do país e termos que comprar depois será um pulo!
Como químico que trabalha com este material, acho interessante colocar alguns pontos aqui.
1) O grafeno é instável. Apesar de ter excelentes usos e aplicações, o seu maior problema é a sua facilidade em oxidar, formando o óxido de grafeno (OG ou GO). Como o nome sugere, os átomos mais externos acabam sendo oxidados, gerando grupos C=O na estrutura, que o transformam em, basicamente, isolante elétrico.
2) O grafeno é insolúvel em água. Isso acontece pois não há como formar ligações de hidrogênio com o material. Logo, grande parte das sínteses químicas acabam partindo do óxido de grafeno (pelo método de Hummers-Offeman, transformando a grafite em OG), justamente pela sua solubilidade.
3) Sintetizar grafeno a partir do óxido de grafeno demanda de reagentes fortemente redutores. Isso significa que as substâncias utilizadas para sintetizar o material devem ser de excelente qualidade, encarecendo o seu preço. Entretanto, existem pesquisas aqui no Brasil que utilizam de técnicas eletroquímicas que sintetizam o grafeno a partir de materiais de descarte.
4) Sabendo disso, pesquisas na área de sensores eletroquímicos atuais então optando pelo uso de óxido de grafeno reduzido (rOG ou rGO). A diferença dele para o grafeno é que ainda há grupos oxidados, só que em menor quantidade, gerando uma certa estabilidade e a possibilidade de solubilizá-lo em água, aumentando a condutividade elétrica. Além disso, o uso de agentes redutores se torna mais amplo, inclusive com pesquisas utilizando plantas para isso.
Para concluir: a pesquisa ainda existe, os resultados devem ser confrontados e com certeza o número de dispositivos e materiais baseados em grafeno será gigante em pouco tempo.
Valeu pela contribuição André.
Abraço.
otima explicação
Eu trabalho com GO e assino embaixo. O material é extremamente complexo e, no caso do GO, tem uma série de propriedades ainda mal compreendidas.
O Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno da Universidade Federal de Minas Gerais (CTNano/UFMG), localizado no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), é dedicado ao desenvolvimento de produtos e processos inovadores por meio da nanotecnologia. Uma das áreas de pesquisa é o grafeno e suas diversas aplicações. Um exemplo de sua pesquisa e uso prático do grafeno é na mineração, onde ele é incorporado às chapas de desgaste dos chutes de descarga, reduzindo a adesão à água e aumentando sua durabilidade e resistência.
A ciência e o conhecimento são áreas que sempre valem o investimento.
Lá também tem o CTVacinas, que desenvolveu a primeira vacina inteiramente brasileira, a SpiN-Tec, uma vacina contra a covid-19.
Muito interessante, é bom pessoas especializadas darem suas explicações também 👍
Deu até nostalgia. Grafeno é um genuíno trend topic nerd dos anos 2010.
Hahahaha é msm😊
Aleluia alguém falou sobre o grafeno. Endeusaram tanto este material, mas depois nunca mais comentaram sobre
Exatamente era o vibranium da vida real
@luizgarcialuizgarcia3386 doideira
Era só pra genocida ganhar eleições
O bom mesmo era o niobio
@@Daniel-jw8oj o Brasil tem de monte, se não me engano
eu não sei porque do nada o youtube quis me recomendar esse vídeo, mas ainda bem que o fez, muito interessante o video bom demais
Sou ateu de um material que é usado pra lápis fazer tudo isso
Excelente update sobre o assunto
Opa Lucas, valeu. Abraço
Tô mais impressionado com a inflação de 2015 pra cá
governos vão sucumbir
o mundo ta em guerra, vc queria o que? mudanças climaticas, guerras, variação do dolar... é amigos, invista em bitcoin é a saida.
@@Willsys01
não por livre e espontanea vontade
Começou quando o dólar se desvinculou só ouro, quem diria que imprimir dinheiro sem ligar para a inflação daria merda
Eu sou você
muito tempo ue o youtube nao me mostra teu canal, cara... parabéns pelo trabalho, vc é muito bom, bela pesquisa e edição
Caso nunca ouviram falar disso, no fim da década de 60, na de 70 e na de 80, ocorreram estudos para minimizar a espessura do diamante que se fosse aplicado por exemplo, em lentes de óculos, telescópios e outras superfícies metálicas, plásticas etc. Evitaria riscos ou comprometimento de aparelhos de precisão. A última vez que li sobre esses estudos foi em 1991. Alguém conhece algo sobre isso? Lembrando que o diamante é carbono puro cristalizado.
Vou perguntar para o ChatGPT
As indústrias aplicam filmes finos de diamante utilizando principalmente a técnica de Deposição Química de Vapor (CVD). Aqui está um resumo de como isso funciona e onde é aplicado:
### **Processo de Deposição Química de Vapor (CVD)**
1. **Preparação da Superfície**: A superfície do material a ser revestido é limpa e preparada para garantir uma boa adesão do filme de diamante.
2. **Introdução de Gases**: Gases contendo carbono, como metano, são introduzidos em uma câmara de reação.
3. **Energia**: A energia (geralmente na forma de calor ou plasma) é aplicada para decompor os gases, liberando átomos de carbono.
4. **Crescimento do Diamante**: Os átomos de carbono se depositam na superfície preparada, formando uma camada de diamante cristalino.
### **Aplicações Industriais**
- **Óptica**: Revestimento de lentes de óculos e telescópios para aumentar a resistência a riscos e melhorar a durabilidade.
- **Eletrônica**: Utilizado em semicondutores e dispositivos eletrônicos para dissipação de calor e proteção contra desgaste.
- **Ferramentas de Corte**: Ferramentas de corte revestidas com diamante para aumentar a vida útil e a eficiência no corte de materiais duros.
- **Medicina**: Instrumentos médicos revestidos com diamante para maior durabilidade e resistência à corrosão.
Essas aplicações aproveitam a dureza e a resistência do diamante para melhorar a performance e a longevidade dos produtos. Se precisar de mais detalhes sobre alguma aplicação específica, estou aqui para ajudar!
Irei perguntar para Llama 3.2
ideia burra kkkk com certeza abandonaram na maioria das areas. as lentes de safira dos celulares resolvem boa parte disso, ai voce pode revestir com uma fina camada de grafeno e seus derivados. sou biquimico e trabalho com revestimentos.
Excelente vídeo!!!!
Valeu Walace. Abraço
@@IntegrandoConhecimento A PETROBRÁS DEVERIA DIVERSIFICAR NESSA DIREÇÃO
Isto é, do uso do hidrocarbonetos e do carbono para fazer novos materiais e super materiais na indústria petroquímica, ao invés de ficar insistindo somente na indústria da energia ou, pior, dos combustíveis fósseis! A indústria de materiais é o futuro para as empresas de petróleo não morrerem com o fim da necessidade dos combustíveis fósseis!
Sobre as patentes, o que me assusta é que parece que o governo tem financiado, e muito caro, pesquisas de alto nível para no final serem registradas as patentes no nome de indivíduos e startups privadas! Daí pra tecnologia sair do país e termos que comprar depois será um pulo!
Que vídeo excelente! E segue com a qualidsde característica do canal. Um vídeo como esse demanda muitas e muitas horas de pesquisa e coleta de infos e imagens que, depois, precisam ser editadas junto com o texto brilhantemente composto e apresentado com rapidez, objetividade e simplicidade. E fica acessível para a compreensão de leigos, o que imagino ser o objetivo do canal. Muito obrigado e parabéns pelo excelente trabalho de divulgação científica tão bem elaborado. Abçs.
Sua ampla pesquisa proporcionou um ótimo artigo. Obrigado!!
Excelente conteúdo amigo
Qualidade impecavel do video, parabens
Adorei o vídeo, porque apesar de ser uma pessoa com inteligência razoável e uma considerável quantidade de conhecimento, precisei assistir 3 vezes, e fazer uma série de perguntas na internet, para entender tudo que foi mostrado.
É sensacional encontrar vídeos provocativos como este!
Ótimo conteúdo, parabéns pelo trabalho e obrigado RUclips por me recomendar o vídeo!
Valeu!
Valeu Maurício. Abraço.
Este é um dos melhores canais no RUclips, assisto todos os videos e aprendo sempre mais a cada video 👍
Parabéns pelo vídeo, muita informação, uma pesquisa admirável 👏
ótimo video! obrigado por reunir as informações e nos mostrar de forma clara
Leveza, condução, armazenamento elétrico, resistência um novo material que irá revolucionar quase tudo ao nosso redor.
Se e mais forte que o aço, daria para colocar em pneus para não furar? que normalmente fura por causa de pregos que e de ferro.
Daria sim o problema é o custo para isso.
@luizgarcialuizgarcia3386 Se a Michelly montasse uma fábrica só para isso igual Musk fez com os motores de foguete, dava para vende pelo dobro e lucrar, que o quilo de grafite e baratin.
Ele ser mais forte que o aço não o torna automaticamente bom para esse uso, tem que ser avaliado como seria usado e se traria benefícios reais, além do provável aumento do custo.
Já tem, uso na bike a alguns anos já da marca Vittoria
@@matheusgrabner1530 E um pneu, poderia indicar o site?
Agradeço por fazer esse vídeo, agora eu tenho mais conteúdo de grafeno para assistir no mês, já tava ficando repetitivo eu assistir 4 vezes por mês aquele seu vídeo antigo falando do potencial do grafeno, afinal um excelente vídeo
Excelente video, agregou d+
Que bom que agora temos vídeos mais ou menos constantes no canal🙏
Velho, que top seu canal... show de bola!!
Obrigado pelo vídeo, agregou bastante, lembro que lia bastante coisas no LinkedIn e como sou da área de pesquisa, era muita gente falando dele que seria revolucionário, mas como vimos tem gente preocupado com outras coisas e utilizando o que tem.. que é barato e fácil de fazer, ai dificulta a fabricação dele por causa de investimento e de interesse, mas uma hora vão ter.
Primeiro vídeo que assisto desse canal, que vídeo bom, bem feito, parabéns aos envolvidos
Canal apareceu do nada como sugestão para mim. Gostei bastante do vídeo, especialmente pq usa dados científicos e compartilha as referências... Parabéns e sucesso para o canal...
Como um engenheiro, seu canal é MARAVILHOSO
Eu ja estava ficando nilista em respeito a evolução humana, até ver esse video.
Seus vídeos são sempre maravilhosos! Parabéns pelo trampo!
Aqui na UFMG estamos utilizando o grafeno em tecnologia de membranas
Quando vc vê qualquer coisa "Barata e ecologicamente limpa", as empresas poderosas que vendem semelhantes caros e poluentes dizem "não, não , não"!
Ótimo vídeo gostei mt sempre bom aprender mais
O cara fez praticamente um tcc sobre grafeno, mt bom.
Parabens pelo video! Sensacional. Qualidade absurda!
CARA .. VOCÊ CONSEGUIU UM NOVO INSCRITO!
OBRIGADO PELO VÍDEO.
SENSACIONAL.
Podia explicar o “ óxido de grafeno “ ???
óxido de [...] é basicamente a ligação de átomos de oxigênio(O) com as moléculas de [...]. A partir disso, vários fatores dirão quais serão as propriedades desse material, no caso do ferro, o óxido de ferro, mais conhecido como ferrugem, faz com que ele perca uma parte da sua resistência.
Um exemplo real que usa grafeno é o Fone da QCY HT05 tem Driver dinâmico com composição de grafeno. Podem confirmar minha fala no site oficial da qcy, pequei essa informação lá.
A PETROBRÁS DEVERIA DIVERSIFICAR NESSA DIREÇÃO
Isto é, do uso do hidrocarbonetos e do carbono para fazer novos materiais e super materiais na indústria petroquímica, ao invés de ficar insistindo somente na indústria da energia ou, pior, dos combustíveis fósseis! A indústria de materiais é o futuro para as empresas de petróleo não morrerem com o fim da necessidade dos combustíveis fósseis!
Sobre as patentes, o que me assusta é que parece que o governo tem financiado, e muito caro, pesquisas de alto nível para no final serem registradas as patentes no nome de indivíduos e startups privadas! Daí pra tecnologia sair do país e termos que comprar depois será um pulo!
Perfeito comentário 👏
@@luizgarcialuizgarcia3386 Obrigado
Exatamente, pesquisa das universidades está para do na mãos das empresas multinacionais
Um dos melhores canais do RUclips, acompanho há muito tempo, Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻
É, não sabia que grafeno era tão simples assim, com apenas um problema técnico de produção, mas isso vai ser resolvido nos próximos anos.
A Verdade é simples.
É harmônica.
É compreensível.
Olha a água! Simples, porém complexo. É a eterna Dualidade.
Certamente o granfeno vai vingar e tudo no futuro vai ser de grafeno. Muito melhor, mais barato e menos danoso.
Você fez a boa aí no vídeo, meu amigo. Muitíssimo obrigado.
Mais um excelente vídeo!
Esse canal é muito bom!
Esse é o canal mais foda que ja vi
Que vídeo top, nem sou agrônomo e não tenho nada a ver com o assunto (por enquanto) mas acho bem interessante o assunto
Buscai ao Senhor enquanto se pode achar invocai-o enquanto está perto 🍂 Isaías 55.6
Parabéns vídeo muito bem feito
Esqueceu de falar sobre o estudo da Random usando grafeno, eles tem um laboratório exclusivo apenas para estudos do material para projetos que eles ainda não revelaram para não perderem vantagens competitivas, estão investindo pesado nisso
Top demais essa didática 🎉❤❤
Não conhecia o canal, muito bom o vídeo ganhou um seguidor.
Ow (rs), ótimo canal, assuntos interessantes e muito bem abordados. Parabéns!
Logo logo aos produtos a base de grafeno vão chegar ao grande público e a maioria nem vai perceber.
ola, sou novo aqui. otimo video. voce poderia fazer a parte 2...mostrando mais coisas?
O novo Pedro Loos parabéns
tão triste ver como o goverrrno prefere taxar o desenvolvimento de tecnologia, do que desenvolver realment a tecnologia
Governo e demais lambe botas yanke são a sífilis que assola nosso grande país...
Que nos sirva de lição. Olhando agora com mais calma, aquela calma que só o desespero é capaz de trazer, não há mesmo como alguém que fala absurdos como "não sei nada desse bicho de inteligência artificial" ser fã de desenvolvimento tecnológico.
@@ppn2024 agora? Cara, era só estudar o passado do cara. Desde 2008 envolvidos com maiores escândalos do país. Não saber nada de inteligência artificial não é nada perto do que ele já fez e faz.
@@fallschirmjager9853 Eu sei, estou só enganando a mim mesmo pra ver se dói menos kkkk
Taxado em quanto?
Canal top. Parabéns!
Esse cara parece o cara do canal TDS garagem até voz 🗣️ é parecido acho que são irmãos 🤔
que video top, ganhou um like e um inscrito, vou maratonar seus conteúdos
Interessante nunca mais tinha escutado sobre ele
Que o Brasil faça muito uso do grafeno e que produza muito grafeno
O grafeno já era usado em super computadores em 2011. O professor de química estava falando sobre o material e disse que já era usado em computadores, eu questionei e ele respondeu que não era o tipo de computador que eu estava pensando.
Ótimo vídeo e muito bem pesquisado
Excelente vídeo! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Excelente qualidade de áudio da voz. Conta pra gente o segredo? Hahaha
Ei mano teus vídeos e maravilhoso milhões de laiks
Grafeno já está até nas pistolas da Taurus, estão tbm desenvolvendo capacetes e coletes balísticos.
Mas e o tão falado Nióbio brasileiro? Ninguém sabe, ninguém viu😅
O nióbio é extraído por uma empresa de propriedade do Itaú, porém não é interessante ser algo popularizado para que o povo veja que está sendo roubado. A produção vai para fora do país para as grandes potências vendido por um preço ridículo.
A CBMM extrai cerca de 80% da produção mundial! Alegam que se aumentar o preço as superpotências irão procurar outros mercados, porém a outra opção não daria conta da demanda mundial.
Outra questão, a família dona do Itaú mora na Europa e não tem a mínima identificação como cidadãos brasileiros, pelo contrário, bancam políticos e políticas que atrasam o país.
@@johanac4780O dita classe alta brasileira e maior parte da classe média não tem identificação com o brasil.
@@johanac4780O Brasil precisa mudar a sua matriz energética para a fissão nuclear, alterar regulações e reduzir burocracia para poder se reindustrializar e manter pelo menos parte do nióbio aqui, em cadeia produtiva própria. Será que isso é tão difícil assim?
Meu irmao oq vc estou pra fazer esse vídeo é sacanagem. Muito bom
Vídeo espetacular!!
Integrei conhecimento!
Muito obrigado pelo video!
Já faz mais de 10 anos que eu escuto essa história de que grafeno é o material do futuro, até hoje não chegaram nem perto de alcançar metade do que prometeram
Adorei sua metodologia
Belíssimo conteúdo
Finalmente um vídeo sobre!
Há mais de uma década literalmente espero o boom do grafeno é triste que material com tanto potencial ainda não tenha tido seu brilho
no dia a dia acho q sim, mas espero ver logo em eletronicos, baterias e chips me animam bastante.
Muito obrigado pelo vídeo.
Que conteúdo bem feito
excelente! parabéns pelo vídeo!👍👍👍👍
Excelente video!!!
Você poderia falar sobre a engenharia por trás do prédio da bugatti em Dubai
Muito bom eu acho que estavam falando muito do grafeno como antigamente nao.
You tube me recomendou....Toop...Like!
Grafeno, nióbio,motor a combustão revolucionário,bateria que vai revolucionar o século.
São conversas mirabolantes.
Sou inscrito a muito tempo. Pensa num gaucho fi da foice.
Ótimo vídeo, vlw!
Muito bem feito e bastante conteúdo de primeira. Parabéns
Excelente vídeo.
muito legal assistir seus vídeos, meu novo passa tempo kkk
Ganhou mais um inscrito.
Vc é foda emmmm top vídeo
Contente e triste quando olho para Brasília.
Boa tarde bem um bom produto pra vender.
E a gente sem patendo dos produtos, do que adianta ter a reserva se não tem a patente? O lucro mesmo est[a no produto e não na materia prima
A Argentina já faz uso industrial do grafeno em peças de motores elétricos ganhando desempenho e durabilidade
que tal uma lista das melhores empresas que usam grafeno para investir
a empresa voolt3d fabrica filamento de impressora 3d de PLA+grafeno aqui no br!!
Que bom que as pesquisas estão a todo vapor.
Sim, nos estamos como na década de 1920 em relação ao plástico, que só se popularizou na segunda metade do século mesmo tendo sido descoberto na década de 1900, hoje um século depois o plástico já é produzido em larga escala e já é usado em tantas coisas que se tornou um grande problema.
E certamente será assim também com o grafeno não sei se ele pode se tornar um problema no século 22 mas aí já é coisa do futuro.